É melhor fechar os olhos

Pensava que os ecrãs da Metro TV eram os únicos espécimes que contribuiam para o agravamento do stress do cidadão incauto que sobrevive nos túneis de Lisboa. Afinal o fenómeno não se restringe ao transporte subterrâneo da capital. Nos últimos dias tenho utilizado a Vimeca (passo a publicidade - Tansportes de Lisboa) e descobri que estes autocarros também estão equipados com elegantes ecrãs plasma, transmitindo conteúdos produzidos pela Bus TV. Não faço ideia quem são os génios por detrás deste tipo de programação, mas gostaria aqui de explanar um pouco sobre a mesma. À semelhança da SIC Outdoors (que polui a praça da alimentação do Colombo), a Bus TV fornece generalidades como a metereologia, a previsão diária do zodíaco (eu, signo Peixes, tive uma certa vontade de apanhar o autocarro na direcção oposta ao local de trabalho, de tão catastrófica que era a minha sina) e publicidade institucional. Mas a verdadeira pérola é a anedota em forma de cartoon. A fórmula é simples: recorre-se ao anedotário mais rasca da cultura popular portuguesa, junta-se uns bonequitos estilo Clip Art (grau de emotividade 0 no que concerne a originalidade e expressividade) et voilà! Uma sequência animada com 10 segundos de pura estupidez! Estou a imaginar o trabalhador que mora nos interstícios da bela cidade da Amadora a entrar no 101. Olheiras profundas de ter estado a passar a ferro (ou a adiantar trabalho) até às 2 da manhã, café por tomar, justificável mau humor matinal. Senta-se, ergue o olhar em direcção ao plasma e...

Vendedor: O papagaio da direita custa 750 euros. Diz bom dia e boa tarde.
Cliente: E o do meio?
Vendedor: Este fala e canta. Custa 1000 euros. Depois tem o da esquerda, que custa 1500 euros.
Cliente (espantado): 1500 euros?! Porquê tanto??
Vendedor: Se quer que lhe diga nunca o ouvi dizer nada... mas os outros chamam-lhe chefe!

Gargalhadas alarves, estilo reacção-aos-malucos-do-riso? Bom humor instantâneo? Energia para encarar uma jornada de labuta? Da minha parte, apenas uma leve reacção de enjoo. Das restantes pessoas, uma apatia total. E agora pergunto. Porquê? PORQUÊ?? Será que o objectivo é divertir, entreter... alienar? Será que já não levamos com lixo mediático que chegue na televisão e na imprensa (já para não referir que este tipo de piadolas é a quinta essência do típico tuga com excesso de esperteza e déficit de educação)?
Pelos vistos parece que não. E parece também que devemos estar sempre disponíveis para mais uma piada, para mais uma anedota, para mais uma percentagem hilariante (défice, IVA, combustíveis, desemprego).
Deixem os cidadãos descansar a cabeça e pensar um bocadinho na vida!
Uma cidadã (que frequenta os transportes públicos antes de tomar o precioso café matinal) agradece.

Comentários

Anónimo disse…
Já não basta ter de pôr cabovisão ou netcabo em casa porque a televisão portuguesa está um autêntico caus, não aprendes nada (ok, talvez no um contra todos)para agora também teres de levar com essa estupidez nos autocarros também?
Mais vale ir a pastelarias e ver fotografias de bolos e gelados em power point também em ecrâs plasma...neste caso uma pessoa sempre se vai babando e formando uma opinião:-hum, que bolo hei-de escolher? :)
Gostei do teu blog!!

Mensagens populares deste blogue

Eles... e eu

Ninguém

...E um para pensar